Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

Bem vindo ao Blog do campus Bom Jesus do Itabapoana!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Aluno de Bom Jesus vence Concurso Cultural


O aluno do campus Bom Jesus, Alan Polate da Silva, conquistou o 1º lugar no Concurso Cultural da Editora Companhia das Letras no Estado do Rio, na categoria poesia.

Com a poesia “A Bomba”, baseada na obra de mesmo título do poeta Carlos Drummond de Andrade, o aluno do Curso Técnico em Informática do campus Bom Jesus do Itabapoana do Instituto Federal Fluminense (IFF), Alan Polate da Silva, de 17 anos, foi o grande vencedor do Concurso Cultural “Recriando Vinícius e Drummond: aprendiz em construção”, promovido pela Editora Companhia das Letras no Estado do Rio de Janeiro.

A escolha dos vencedores nas categorias de poesia, canção e ilustração e a cerimônia de premiação foram realizadas na terça-feira, dia 02 de julho de 2013, no Rio de Janeiro, com a presença da filha de Vinícius de Moraes, Maria de Moraes, do neto de Carlos Drummond de Andrade, Pedro Drummond, e da escritora Marina Colasanti, que fez parte da comissão julgadora.


Alan Polate concorreu com 300 alunos de escolas públicas do Estado do Rio. “Estou muito feliz, sonhei que poderia ser premiado, mas não acreditava que fosse acontecer. A poesia fala sobre a falta de pensamento crítico nas pessoas. Acho importante que a população se manifeste e lute pelos seus interesses”, conta Alan, que é bolsista do Centro de Memória do campus Bom Jesus e pretende fazer faculdade de História. 

- Foi uma vitória coletiva, de um trabalho de toda uma equipe na instituição. Essa vitória foi também um estímulo para os alunos, para que eventos como esse sejam ainda mais valorizados no futuro. O Alan é um exemplo de aluno e de que vale a pena investir nos nossos estudantes. Mesmo com sua simplicidade, ele se destaca, tem dedicação e se engaja em tudo na instituição – disse o professor de Português e orientador, Sebastião Zanon. 

A Coordenadora de Arte e Cultura do campus Bom Jesus, Fernanda Rabelo, parabenizou o professor Sebastião Zanon e o Alan pela conquista. “O trabalho desenvolvido pelo professor em sala e sua dedicação com o aluno na preparação para o concurso foram fundamentais para esta vitória. O Alan é um aluno nota dez e foi incentivado pela escritora Marina Colasanti a continuar escrevendo. A participação em eventos culturais é muito importante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. O contato com as artes amplia a visão de mundo e é fundamental para uma formação cidadã”, destaca Fernanda. 

Além do vencedor do concurso, Alan Polate, outros alunos do campus Bom Jesus tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos nos intervalos do evento. Os alunos Edmila Pereira, Lucas Carniello, Maura Ferrini, Lisandra Souza, Washington Machado e Gabriela Bartolazzi foram convidados pela comissão do Concurso Cultural para cantar e declamar poesias.

Veja abaixo a poesia “A Bomba”, de Alan Polate:

A Bomba


A Bomba
acorda, escova os dentes e toma café
A Bomba
paga a luz, fala dos vizinhos, ronca no sofá
A Bomba
chega cansada
A Bomba
reclama do preço do tomate
A Bomba
vê novela
A Bomba
vê futebol
A Bomba
precisa de umas férias
A Bomba
não liga pro que ela não conhece
A Bomba
vê milhares de pessoas morrerem todos os anos
A Bomba
se esquece disso com muita facilidade
A Bomba
explode todos os dias
A Bomba
explode em todos os lugares
A Bomba
                                        saboreia a morte com marshmallow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário